sexta-feira, 3 de maio de 2013

Edward Sharpe: Um Messias popstar para a cultura hippie

"Well your wartime is Funny
Your guns don't bother me
I said we're out to prove the truth of
The man from Galilei
Well your laws are for Dummies
Your institution is dead
I say we're out to blow the trumpet
To wake you all from bed"

 Edward Sharpe and the Magnetic Zeros é um conjunto musical que conta com dez membros e, diferente do que o nome nos faz pensar, é liderada por Alex Ebert, vocalista e compositor que adotou um estilo baseado na cultura hippie: cabelos e barba longa, sendo, até mesmo, comparado com um "Jesus popstar".
  Ele conta que a origem do conjunto foi quando, em pleno verão de 2009, um Messias desceu à Terra com o objetivo de salvar toda a humanidade, porém ele acabou se apaixonando e decidiu permanecer por aqui mesmo. Os resultados desse acontecimento foram relatados em Up From Below, o primeiro álbum do Edward Sharpe & The Magnetic Zeros, lançado no mesmo período dessa visita extraterrena; em julho de 2009 (lembrando que, enquanto aqui no hemisfério sul é inverno, lá no hemisfério norte é verão).
 Todos precisamos de mitos para confortar o medo e a vaidade humana, porém a verdadeira origem do conjunto é um pouco diferente dessa que nos foi contada. Na verdade Alex Ebert realizou uma grande viagem ao
 redor dos E.U.A. com um ônibus escolar, acompanhado de sua companheira e um punhado de amigos, compondo canções, criando apresentações futuras e realizando reflexões sobre assuntos que dizem respeito ao mundo atual. Foi daí que surgiu o Edward Sharpe & The Magnetic Zeros.

 A história contada por Alex Ebert tem sua beleza não literal uma vez que ela não pode ser analisada ao pé da letra. Na verdade o Edward Sharpe & The Magnetic Zeros tem a missão de salvar a humanidade do esquecimento da cultura folk-hippie, o que se observa na geração musical atual. É um conjunto que veio para mostrar que o mundo passa por constantes transformações e que, desse modo, a cultura hippie não ficou presa no passado; não ficou reclusa nas canções de Janis Joplin, nos riffs elétricos de Jimi Hendrix ou nos acordes psicodélicos de Jefferson Airplane. A cultura hippie ainda está presente hoje em dia, porém contextualizada aos tempos atuais - não faz mais sentido falar em fim da Guerra do Vietnã se esta terminou já faz mais de 30 anos. A música pode ser usada para retratar acontecimentos do passado com grande maestria, no entanto não podemos nos esquecer que estamos vivendo o presente, o agora, e a música serve como um meio pelo qual retratamos nosso ponto de vista sobre a sociedade e o mundo atual  - "Well your wartime is Funny / Your guns don't bother me / I said we're out to prove the truth of / The man from Galilei"

 O que o Edward Sharpe & The Magnetic Zeros faz é um retorno à cultura folk-hippie, contextualizando-a para a relidade atual, com a principal missão de impedir que ela desapareça.  Desse modo o conjunto mostra como não podemos ficar presos ao passado, mas devemos viver o presente e agir contra aquilo que não concordamos. Os contextos históricos mudam, mas o dever de agir contra aquilo que não concordamos permanece. "Well your laws are for Dummies / Your institution is dead / I say we're out to blow the trumpet / To wake you all from bed"





Capa de Up From Below (2009)




 Todas essas ideias que acabei de apresentar está contida em Jaglin, segunda faixa de Up From Below (2009) - música que, na minha opinião, expõe de maneira mais clara os ideais do conjunto.



 Dando uma pausa aos devaneios e reflexões, outra canção que fez bastante sucesso nos últimos anos foi Home, segundo single da banda. Com os assovios contagiantes e uma variedade de instrumentos, a banda nos mostra que nós, na realidade, não temos uma moradia fixa. "Home" se refere às pessoas convivendo juntas, e não necessariamente a uma casa. "Alabama, Arkansas / I do love my ma and pa / Not that way that I do love you"

 

 40 Day Dream, primeira faixa de Up From Below e primeiro single da banda, narra as experiências de alguém que está apaixonado e vê isso como um sentimento bom de mais para ser verdade, como se ele estivesse sonhando durante todo esse período. "Oh, it's the magical mystery kind / Oh, must be a lie / Bye bye to the too good to be true kind of love / Oh, now I coud die"



Capa do álbum Here (2012)


 O segundo álbum da banda, Here, lançado em Maio de 2009 alcançou o sétimo lugar no ranking dos 50 melhores álbuns de 2012 segundo a revista Rolling Stone. Ele apresenta letras mais carregadas de sentimentalismo e se aproxima mais do folk com uma menor variedade de instrumentos  
 O que mais chamou atenção em Here foram os videoclipes atribuídos as canções do álbum - cada um contendo um significado especial.


 No videoclipe MaylaEdward Sharpe & The Magnetic nos faz refletir sobre dois assuntos que dizem respeito aos aspectos humanos: a felicidade contida no sentimento amoroso entre duas pessoas e a relação estabelecida entre objetos materiais no ponto de vista de pessoas diferentes: o que pode ser considerado lixo para alguns pode ser visto como luxo para outros. "Mayla, long time / May the sunshine hold on, we're trying / Our hands our bleeding through / We're building us a new horizon"



 Em Child, o conjunto nos mostra como a juventude não depende unicamente da idade física dos indivíduos, além disso ele realiza um retorno ao passado e apresenta a vida a partir do ponto de vista ingênuo de uma criança. "It's either love or just the sun in my eyes / and I say: come on child."


 Já em That's What's Up, com um ritmo e um videoclipe mais animados, está presente a ideia de que o sentimento amoroso entre duas pessoas permanece, não importa o que aconteça, e que na sociedade urbana atual, há a necessidade de, de vez em quando, sairmos da rotina e da formalidade no contato entre os indivíduos para realizarmos outras experiências  que não tenham rumo ou hora de voltar para casa. "Love, it is our honour / Love, it is our all / Love goes on forever / Yeah love it is our home"


 E, para finalizar com chave de ouro, temos Man on Fire, primeiro single do álbum Here e uma de minhas canções favoritas. Podemos imaginar: Mas por que um "homem em chamas"? Bem, certamente um homem em chamas chamaria muita atenção nas ruas. Mas esse homem não está literalmente queimando. O cantor da música está passando por um processo de purificação que "queima" tudo aquilo que não seja pensamentos positivos presentes no interior dele. "I’m a man on fire / Walking through your street / With one guitar / And two dancing feet"
 Há a relação da música como um instrumento de transmissão de sentimentos. Mas qual seria o desejo (desire) do cantor aos dizer esses versos: "Only one desire / That’s left in me / I want the whole damn world / To come dance with me" ? Tendo em mente a música como um meio de transmissão de ideais, valores e sentimentos, esse desejo seria de fazer com que as pessoas entendam aquilo que está contido em sua música e, desse modo, passem a viver com um ponto de vista mais positivo em relação as coisas, evitando sentimentos inúteis que possam poluir nossos pensamentos. "Come dance with me / Over heartache and rage / Come set us free / Over panic and strange"

"I wanna see our bodies burning like the old big sun
I wanna know what we’ve been learning and learning from"

 Desse modo o cantor nos ensina a apreciar até mesmo os acontecimentos ruins, pois são esses acontecimentos que nos ensinam a viver de maneira melhor; o conhecimento de vida é construído a partir de nossas experiências. "Everybody want romance (romance love)  / Everybody want safety (safety love) / Everybody want comfort (comfort love) / Everybody but me"


 Comentários, sugestões, pedidos e críticas sempre são bem vindos!
 Para dar a sua opinião sobre as postagens que você acabou de ler, comente. Todos os comentários serão lidos pelos administradores do blog. Até a próxima! 


12 comentários:

  1. Sou completamente apaixonada pela banda e fico felicíssima em achar um blog que fale sobre a mesma!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
  2. Perfeito otimo trabalho!
    Banda maravilhosa conteúdo fantastico, felicidade em ver um bloh sobre ela!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! adorei conhecer um pouco mais da banda que me faz sentir tão bem todas as vezes que ouço. Obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente amoooo "Man on Fire", uma das musicas que mais gosto de ouvir da banda, faz a gente sair do lugar e ir para um mundo a parte
    super bacana a banda, pena que poucas pessoas conheçam, infelizmente existem muitas mentes fechadas que acham que só coisas barulhentas e sem nexo é que são musicas
    parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  5. Algum de vocês, podem me falar se por uma grande sorte, eles, vem ao Brasil?

    ResponderExcluir
  6. quando eles vem ao Brasil?

    ResponderExcluir
  7. Até q enfim axei minha tribo!
    Curto muito essa turma maravilhosa !

    ResponderExcluir
  8. Eles virão ao Brasil!Em São Paulo dia 16 e no Rio dia 17! Olhem na página deles no face!!!

    ResponderExcluir
  9. Alguem tem vídeo do show deles aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  10. Banda maravilhosa !!! Amoooo muito !!

    ResponderExcluir